Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

Relatório – 2ª atividade


O Arquivo Central da Unb possui arquivo corrente, composto por documentos produzidos internamente, arquivo intermediário de algumas áreas e arquivo permanente da UNB. Portanto é composto por diversas e diferentes espécies documentais entre elas: memorandos, formulários, ofícios, termos, relatórios, atas, cartas, contratos.
Cada espécie documental pode possuir funções diversas, como memorando de consultoria arquivística, formulário de solicitação de transferência, ofício de acesso a documentos, termos de responsabilidade, relatórios setoriais, atas de reuniões, contratos de locação.
Assim como as funções, os tipos documentais são também diversos, por exemplo, memorando de consultoria arquivística para controle de assistência técnica.
Cada fase dos ciclos de vida possui séries documentais específicas. No arquivo corrente as séries são as de documentos internos: consultorias arquivísticas, por exemplo. No arquivo intermediário possui séries que ainda não foram eliminadas que já cumpriram o tempo na tabela de temporalidade como: transferências optativas ou obrigatórias de alunos, adicional noturno de servidores.         
No arquivo permanente ficam as séries de toda a UNB separadas por unidades: SAA, DGP, etc.
O ACE utiliza o plano de classificação do CONARQ para as áreas meio e do IFES para área fim. Os servidores não acham que seja o plano ideal, portanto sugerimos que se elabore um plano específico para as séries documentais da UNB.

As ações arquivísticas que poderiam ser implantadas no ACE são: um local específico para higienização, regulamentar o processo de higienização, aumentar o número de técnicos de arquivo, faltam normas e padronizações, aumentar e otimizar o espaço físico e melhorar o fluxo documental.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário