Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de abril de 2017

ATIVIDADE INDIVIDUAL 1 - RELATO

MARIANA

                                 ATIVIDADE INDIVIDUAL 1 - MARIANA CARDOSO RODRIGUES

Foi possível observar durante a visitação ao acervo que o Arquivo Central da UnB recolheu e mantêm sob guarda permanente arquivos do SAA, AUD, PROMEMEU, INTERFOCO e DEX. São cerca de 14 arquivos deslizantes e 15 estantes de aço contendo aproximadamente 49 caixas cada estante. Os documentos estão condicionados em uma temperatura apropriada para que o suporte não sofra com a mudança do clima. Nota-se dois códigos descritos nos espelhos das caixas que foram usados em uma grande maioria, o código 125.423 que diz respeito a reconhecimento e revalidação e o código 141.2 que se refere a concepções e organizações.

AMANDA
ATIVIDADE INDIVIDUAL 1 - AMANDA ELIAS DE SOUZA
A parte que ficou designada para mim da atividade do dia 24/03, com base no texto “os cegos e os elefantes”, foi a de jornalista. Os jornalistas teriam que procurar pessoas e fazer perguntas sobre o arquivo que respondessem as perguntas feitas pelo professor. Foi muito interessante esse trabalho, pois é importante uma futura arquivista, saber a opinião das pessoas quando se fala de arquivo. Durante a pesquisa foi possível observar que as pessoas ainda não têm o entendimento que os documentos de arquivo podem possuir diversos formatos, para a grande maioria deles os documentos que estão no arquivo são papel. Uma das perguntas feitas foi – que tipo de documento você acha que pode ser encontrado no arquivo da UNB – apenas uma pessoa respondeu corretamente a pergunta, as outras falaram ou que não sabiam ou que eram arquivos em papel.  É muito importante que as pessoas saibam o trabalho que é feito pelo arquivo, pois assim vão entender a sua importância no desenvolvimento das atividades da instituição.


FELIPE
ATIVIDADE INDIVIDUAL 1 - FELIPE NEVES CRIZOSTIMO
A minha parte do trabalho foi fazer seis perguntas, disponibilizadas pelo professor André Ancona Lopez da matéria de diplomática e tipologia documental, para a monitora e arquivista do Arquivo Central da Universidade de Brasília (ACE – UNB) sobre algumas características dos documentos presentes no arquivo com finalidade de se fazer um relatório que o grupo deveria apresentar para conseguir se verificar se teríamos conseguido entender o que é diplomática e tipologia documental. As respostas que obtive foram bem produtivas, consegui entender mais sobre como está à situação arquivistica do ACE, que apesar de precisar de algumas melhoras está bem melhor do que a maioria dos órgãos públicos que já tive a oportunidade de visitar, e de perceber como uma analise diplomática e tipológica pode ser bem complexa de se fazer. Após a sessão, me juntei ao meu grupo para mostrar o que obtive e juntar com as informações conseguidas pelos outros membros do grupo em suas atividades para ser possível formar o relatório pedido para ser apresentado pelo professor.

GRAZIELLE
Atividade individual 1 – Grazielle Noronha Campos
No dia 24/03/2017 o professor André Ancona solicitou que fosse realizada uma atividade com base no texto “Os cegos e o elefante”. Para tal atividade foi entregue algumas perguntas e os alunos foram divididos em grupos formados por: Observadores: encaminhados ao arquivo permanente não poderiam anotar ou tirar fotos no local; Investigadores: Poderiam questionar a arquivista responsável sobre as perguntas apresentadas; Jornalistas: deveriam ir para a rua e perguntar sobre o arquivo a quem estivesse disponível; Relatores: deveria aguardar as informações coletadas pelos demais membros do grupo, organizar, elaborar o relatório final e apresentar para a turma.
Minha participação na atividade foi como relatora, portanto inicialmente ficamos na sala de aula com o professor enquanto os demais participantes do grupo direcionaram-se para os locais determinados. Enquanto os colegas colhiam informações, os relatores demonstravam ao professor o Blog elaborado por cada grupo, e o professor solicitava as devidas alterações a serem realizadas posteriormente no blog de cada grupo. Após esta etapa, com a chegada dos colegas, nos foi dado um tempo específico para que as informações me fossem repassadas para que elaborasse o relatório final, assim como para a elaboração do relatório. Ficamos separados do grupo para escrever o relatório baseado nas perguntas entregues pelo professor enquanto os demais participantes do grupo ficaram em sala de aula.

Com o relatório pronto, todos os relatores fomos chamados para apresentar a turma o resultado final do relatório. Devido ao horário, não apresentei oralmente a minha parte.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário