Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Atividade Individual: discutir individualmente a importância da diplomática para a arquivologia usando algum documento de exemplo.


Atividade Individual: discutir individualmente a importância da diplomática para a arquivologia usando algum documento de exemplo.

Atividade individual 2 - Mariana Cardoso Rodrigues
A diplomática para a arquivologia é uma ferramenta que proporciona compreender se o documento avaliado é autêntico e verídico, observando o documento completo, ou seja, com tudo que o compõe e não só uma única folha. A diplomática permite interpretar a informação contida no documento e se o suporte do documento está de acordo com o prosposto para que o arquivo seja verídico e possua autenticidade. Como por exemplo a certidão de nascimento. Ela permite que o cidadão exerça sua cidadania, comprove o nascimento, informa o local onde o índivíduo reside, qual a data de seu nascimento e o nome de seus responsáveis, comprovando assim a existência de uma pessoa e permitindo que ela tenha o direito de tirar a carteria de identidade, CPF, passaporte e título de eleitor. Neste caso a diplomática permite compreender a autenticidade através de aspectos como a numeração ordinária, a assinatura, o carimbo e o papel timbrado. Fatos que tornam tal informação autêntica.

Atividade individual 2 - Amanda Elias de Souza
A diplomática é uma importante área da arquivística que estuda o documento como um todo, não só de maneira isolada, buscando identificar, avaliar e mostrar se o documento é ou não verdadeiro, ou seja, apontando sua natureza jurídica. Para isso é fundamental o uso de instrumentos que auxiliem na autenticidade e veracidade das informações que estão presentes no documento. Atualmente essa área busca explorar o contexto de produção, as atribuições, funções e a atividades de quem gerou o documento, explorando todo o seu ciclo de vida. Um exemplo é que quando vou solicitar uma declaração de aluno regular da Universidade de Brasília esse documento precisa ter carimbo de autenticação, pois é uma prova de que esse documento foi produzido por essa instituição, ou seja, que ele é válido.

Atividade individual 2 - Felipe Neves Crizostimo
A diplomática é importante para a arquivologia, visto que a aplicação do seu método de analise permite estabelecer se o documento é ou não autêntico e verídico para que se possam evitar fraudes e comprovar a execução de atividades feitas por pessoas físicas ou jurídicas, além disso, ela ajuda a entender o contexto de criação e relação dos documentos a partir de sua estrutura e organização. Como por exemplo, uma guia de transferência de documentos que a partir do seu uso permite comprovar se um determinado documento quando foi encaminhado e guardado no arquivo da instituição pode sofrer a análise diplomática para verificar a sua autenticidade e veracidade para evitar ou identificar que algum documento registrado nela necessário para a execução das responsabilidades da instituição seja extraviado.

Atividade individual 2 - Grazielle Noronha Campos

A relação da diplomática com a arquivologia ocorre quando do surgimento da arquivologia houve a união da disciplina Diplomática, já existente em relação aos documentos eclesiásticos. Com a arquivística pode-se ampliar a relação da diplomática com os documentos e seus tipos, e da arquivística com a autenticidade dos documentos. A questão da diplomática é essencial na arquivística, por exemplo, para identificação da autenticidade de documentos pessoais particulares, pois a idoneidade de tais documentos é o que garante diversos direitos do cidadão.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário