Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Análise da apresentação das oficinas

Amanda Elias de Souza (13/0052396)

  • ·         Quarteto Diplomático:

O tema abordado pelo grupo foi o processo de mudança de curso. Eles mostraram os requisitos, o edital e simularam como seria o trâmite.  Utilizaram balões e cartazes para decorar seu espaço e deram como brinde bombons. Mostraram como é o documento para fazer esse tipo de solicitação. Esse estende foi um dos mais procurados, já que muitos alunos têm interesse em saber como acontece esse processo.

  • ·         De volta para o passado:

O grupo levou como tema o contrato de locação de imóveis funcionais da Universidade de Brasília. Iniciaram falando sobre os conceitos principais da arquivologia e diplomática e a importância da guarda de documentos, como eles podem ser usados como objeto de prova. Explicaram quais são os pré-requisitos, documentos que participam do trâmite, formas de inscrição e como fazer a solicitação. Para ornamentar usaram cartazes coloridos que faziam uma alusão ao filme “de volta para o futuro” e identificaram os participantes através de fichas, deram chocolate no final da apresentação.

  • ·         Novos amigos:

O assunto trabalhado pelo grupo foi os documentos necessários para solicitar o diploma dentro da universidade. Eles explicaram como ocorre o processo e quais os documentos que estão envolvidos nele e precisam ser solicitados na Secretária de Administração Acadêmica. Conceitos foram incluídos durante a apresentação como quem era o produtor arquivístico e a importância da autenticidade nesses documentos. Ao final das explicações o participante teria que dar autenticidade ao um diploma usando elementos obrigatórios, símbolos de validação e colocá-los no lugar adequado. Como ilustração havia pregado em um mural notícias, como por exemplo, de um ex-BBB que teria utilizado diploma falso.

  • ·         Alpha:

O objeto de apresentação desse grupo foi projeto de pesquisa do PIBIC, iniciação científica. Eles mostraram com um banner como acontece o trâmite por meio do programa Bizzagi e um integrante do grupo ficou vestido de homem-sanduíche chamando as pessoas para assistir à apresentação. Abordaram os conceitos de diplomática e arquivologia (para quem não conhecia o curso) e sua importância no processo até o aluno conseguir participar do projeto. Explicaram o andamento do PIBIC, os pré-requisitos necessários e as vantagens. Como brinde entregaram balinha e um fôlder com algumas explicações e o endereço do blog.

  • ·         Desarquivando:


O tema escolhido pelo grupo foi os convênios feitos pela Universidade de Brasília com universidades estrangeiras para intercâmbios estudantis. Eles usaram o programa XMIND para exemplificar o trâmite. Mostraram qual a documentação necessária, a importância da diplomática nesse processo e os tipos de convênios. Explicaram que o fundo que essa série documental se encontra depende do local onde o documento vai ficar, ou seja, seu destino final. Para ilustrar o assunto escolhido fizeram um painel com fotografias de vários países e como brinde deram um marca página. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário